domingo, 8 de setembro de 2013

Neste dia em 1966...

A série de tevê Jornada nas Estrelas: A Série Clássica (Star Trek: The Original Series, 1966-1969, 79 episódios), criada por Gene Roddenberry (1921-1991), estreou na rede de televisão americana NBC com o episódio "O Sal da Terra" (The Man Trap). A série deixou de ser apenas um programa de televisão para se tornar parte da cultura popular americana. Mas a série teve que enfrentar duras batalhas antes de alcançar o sucesso. Com o programa de tevê, nasceu a franquia Star Trek, que é enorme e continua duradoura até hoje, conforme vou contar mais adiante. 

A série se passa na segunda metade dos anos 60 do Século 23 quando o Capitão James T. Kirk, o Primeiro-Oficial Spock (único vulcano no comando) e toda a tripulação a bordo da USS Enterprise viajam pelo espaço em sua missão de cinco anos, "audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve" (conforme diz o monólogo narrado por William Shatner que abre cada episódio). 

Star Trek foi tirada do ar após três temporadas (o último episódio foi Turnanout Intruder, que foi ao ar em 3 de junho de 1969) no mesmo ano (1969) do primeiro pouso do homem na Lua. As reprises de Star Trek permaneceram ininterruptamente no ar desde o cancelamento da série, em 1969, seja na televisão americana, seja no exterior. No Brasil, o programa começou a ser exibido em 1968, na extinta TV Excelsior (depois na Manchete, em 1991 e a partir de 2011 na RedeTV!, agora toda remasterizada). A partir de 2006, a CBS decidiu dar uma polida em seu principal produto, para torná-lo ainda mais duradouro. A companhia tocou uma remasterização completa da série original, relançando os velhos episódios com imagens cristalinas e - o que é surpreendente - novíssimos efeitos visuais. Os "novos" segmentos foram exibidos primeiro na sindicação, nos EUA, e depois encontraram seu novo lar no mercado de DVDs e em seus sucessores, os Blu-Rays de alta definição. O resultado é a edição remasterizada e turbinada (do jeito que a gente gosta) da série Jornada nas Estrelas: A Série Clássica, que vocé assiste ou na RedeTV! em HD ou em DVD ou em Blu-Ray.

Tem mais: Jornada nas Estrelas: A Série Clássica teve 79 episódios. Desde a sua estreia, em 1966, até agora, foram produzidos:
- 12 filmes para cinema (seis deles focados no elenco original e dois mais recentes dirigidos por J. J. Abrams);
- quatro séries derivadas: TNG, DS9, VOY e ENT (cinco, se contarmos a série animada TAS dos anos 70). 

Vida longa e próspera… e embarque nessa!