sábado, 28 de setembro de 2013

Tatianna Raquel Podcast Episódio 05: "Lugares inspiradores para minhas histórias"


Olá, gente! Fala Tatianna Raquel e este é o meu podcast, aqui neste blog. Cada quinzena um assunto diferente pra você ficar bem informado no que rola por aí (acompanha também a versão em áudio, disponível em Mp3 para baixar e escutar no iPod Touch, no iPhone ou no Tablet. (Em virtude da montagem demorada do nicho e da mesa do meu escritório, entretanto, o 5º episódio do meu podcast foi protelado para mais tarde.) 
Bom divertimento!


 
Imagine um lugar mais encantado, a terra das fadas, que se tornou um lugar inspirador para muitos livros de contos de fadas que toda menina sonha em ter (e conhecer através do livro). Agora imagine vários lugares nos cinco continentes do mundo todo que lhes serviram de inspiração para 30 histórias da minha autoria e que merecem ser visitados. Vou lhes mostrar os lugares diferentes e inspiradores que você precisa conhecer. Ei-los aí!

Meu Jeffrey Jones é ambientado em Nova York (EUA) com sequências na Irisville (Croácia), Praia dos Calientes (Ilhas do Caribe), província de Styles (Chapada Diamantina, Bahia, Brasil), o Palácio Celeste da Lembrança (Acrópole, Atenas, Grécia) e Nippontown (Sakura Chiba, Japão). Você pode conhecer cinco lugares para um passeio:

 
Nova York (EUA)
Lagos Plitvice (Croácia)


 
Chapada Diamantina (Bahia, Brasil)


 
Acrópole (Atenas, Grécia)


 
Sakura, Chiba (Japão) 

E quem não se lembra desses encantos metafóricos d' A Moça do Além junto ao mar? Essa história é ambientada em Ishikawa, no litoral do Japão, onde você segura a pérola e imagina uma garota se emergindo do lago essencial e chegando até onde você está pra te fazer companhia. Eis aqui um lugar pra você conhecer:

 
Ishikawa Prefecture (Japão)

A fim de lembrar do que rolou no dia 11 de setembro de 2001 (e viver o momento de Heart2Heart)? O lugar mais indicado para uma visita é o:

 
Ground Zero (Nova York, EUA)


 
Quem tem espírito aventureiro, se amarra em desenhos hieróglifos e assiste os policiais do espaço Gavan, Sharivan e Shaider, vai conhecer Nazca, no Peru, onde lhe serviu de inspiração para o conto O Segredo da Linha de Nazca. Lá você pode ver esses desenhos incríveis! 


 
A poesia, o homem, o mar celestial. Essa trilogia dos tons de azul, oriunda do meu poema-conto Riyu Tyango: O Astro do Dragão, veio dos Lagos Yamanaka e Kawaguchi, junto ao Monte Fuji. Para se ter uma ideia, o Monte Fuji (Fuji-san) se localiza a oeste de Tōkyō, Japão, de onde pode ser visto num dia limpo. Você pode visitar o Japão e tirar uma foto do Monte Fuji com sua máquina fotográfica digital e guardar suas recordações.

Dois lugares são fonte de inspiração para o livro Los Tres Maneros: Aventuras Tropicais: Ibiza (Espanha) e Cancún (México). 


 
Ibiza fica na região mediterrânea da Espanha, é onde a Space Disco europeia rola em plena balada: tem praias de águas cristalinas, lugares badalados e muita curtição.


Cancún, localizado no litoral do México, além desse ritmo contagiante, tem praias paradisíacas e ruínas do que sobrou da civilização asteca. A época em que você pode visitar esses dois lugares é o verão (Hemisfério Norte, de junho a setembro), portanto visite os dois lugares mais tropicais!


 
Quem curte Mary Poppins e sua inspiração em Stay Awake: Em Busca da Melodia, não deixe de conhecer Orlando, Flórida, EUA, onde fica a Disney World Resort (fundada em 1971, cinco anos depois da morte do criador Walt Disney).

 
Lott e Sachie: Os Místicos de Sky se passa também no deserto da Jordânia (também chamada Sky), o Mar Vermelho, o Mar Morto e o Rio Jordão (Lado Oeste da Jordânia) em plena Era de Aquário (provavelmente no Século 26, pra ser preciso). Quem se encanta com um pedaço do Oriente pode visitar a Jordânia, a cidade de Petra e (se você é mochileiro) o deserto próximo a parte ocidental. 


 
Você pode visitar Washington D. C. (EUA), o mesmo lugar que serviu de inspiração para Uma Mercury Americana - e onde o Presidente Barack Obama ainda está na Casa Branca.



A Holanda é onde tem laranja de montão (e onde Mimi, nossa querida holandesa de Mimi: Totalmente Mimi, mora!). O lugar onde você pode visitar é Amsterdã, a capital holandesa, onde você vê os moinhos e as tulipas também.

Londres e Bristol (Reino Unido) são os lugares mais destacados (e inspirados em A Pedra dos Sonhos: O Tesouro Precioso) pra você visitar. 

 
Bristol é um lugar onde você pode curtir a natureza e uma paisagem de sonhos. 

 
Londres, onde foi sediado as Olimpíadas de Londres em 2012, é o melhor lugar onde está o Palácio de Windsor (onde vivem Sua Alteza Real o Príncipe William e a Duquesa de Cambridge) entre outros lugares turísticos, como o Rio Tâmisa.



Dois lugares que serviram de inspiração para A Estrela dos Desejos são Los Angeles (Califórnia) e Salt Lake City (Utah), ambos nos EUA. Primeiro você visita Los Angeles, depois você visita Salt Lake City para observar as estrelas… e fazer um pedido a elas. Quem é mochileiro também pode visitar Salt Lake City pra observar as estrelas e estudá-las!


 
Tanto As Menageries: Lindas e Poderosas quanto A Garota e o Galã se passam em Beverly Hills, Califórnia (EUA), onde você pode comprar roupas e apetrechos de grife, visitar a Calçada da Fama e caminhar pela praia. 


 
Quem quiser se inspirar n' O Marujo das Marés, a sugestão é navegar pelos mares do Caribe (ou aonde você queira ir) a bordo do cruzeiro marítimo, de um transatlântico. Os melhores navios transatlânticos são o Costa e MSC. Pra quem quer viajar pelo oceano afora!

O Pássaro Imortal é ambientada em Maine, New England (EUA) e Namegawa, Chiba (Japão) em datas diferentes, certo? 


 
Primeiro Namegawa Island (um parque temático de pássaros, fechada em 2001), onde você pode desfrutar dessa natureza e uma bela vista pro mar (por coincidência foi este o lugar onde os Flashman resgataram o pássaro imortal -também conhecido como a Fênix - em agosto de 1986, conforme visto no episódio 22 de Supernova Flashman, "SOS! Pássaro Imortal!", cuja primeira exibição na TV Asahi foi em 8 de agosto daquele mesmo ano). 
 
 
Depois Maine, New England (EUA), o mesmo lugar onde também inspirou a música "Weekend in New England" de Randy Edelman (na voz de Barry Manilow). É onde você pode curtir a brisa do mar e o voo da gaivota.


 
Florida Keys (Flórida, EUA) é um lugar que serviu de inspiração para A Garota e o Golfinho e onde você mergulha de cabeça no mar e nadar com os golfinhos á vontade.



Se você é Trekker e deseja visitar esses três lugares no exterior (como em Como eu vejo a Enterprise… aos meus olhos), uma boa dica é visitar três cidades de cada três países diferentes: Los Angeles, Califórnia (EUA) onde você pode ir às convenções de Star Trek e muito mais, Moscou (Rússia), onde você pode também visitar Space City, berço da Soyuz (Yuri Gagarin também estava lá!) e Tōkyō (Japão), onde você pode conhecer a galera do Japan Action Enterprises (subestimados dos Flashman) em pleno palco do parque de diversões em pleno Super Hero Taisen!

O quarteto sueco ABBA nasceu na Suécia, provavelmente em Estocolmo. E por que não? Chiquitita: A Menina Inspiradora é ambientada na capital sueca, onde você pode visitar os pontos turísticos e conhecer gente nórdica, até quem é uma chiquitita! 

 
Cape Town (África do Sul), fonte de inspiração para o conto Os Manos de Cape Town, é um lugar sul-africano onde você pode curtir as belezas de lá. Quem é hip-hoper ou rapper, conheça também. 

A Floresta de Esmeraldas: O Despertar é ambientada na Amazônia. Você pode conhecer as belezas da Floresta Amazônica na Região Norte do Brasil.


 
San Francisco, onde você pode ver a ponte Golden Gate e conhecer a cultura hippie é onde tem inspiração no conto Os Irmãos Dó-Ré-Mi e futuramente será o lugar onde a Frota Estelar será estabelecida no Século 23. 


 
Você sabia que Har HaZeitim é um lugar que fica perto da cidade de Jerusalém (Israel)? É o mesmo lugar que inspirou O Tesouro Pascal e aonde você pode desfrutar de tudo lá na Terra Santa.




Você não precisa de um tapete voador para conhecer os Países Árabes que serviram de inspiração para as Mil e Uma Noites e recentemente Noites da Arábia nos Olhos de Marsinah. Os melhores lugares para você viver um momento das Mil e Uma Noites são Dubai (Emirados Árabes Unidos) e os Países Árabes, em lugares como Iraque, Marrocos e Egito, além da Índia. Interessante, né?


 
Pra quem gosta de mergulhar no fundo do mar (como em A Garota do Fundo do Mar), o melhor lugar onde você pode curtir esse horizonte azul é Turquoise Bay, na região oeste da Austrália.


 
Tōkyō (Japão) e Pequim (China) são os lugares onde tem muitas orquídeas-traças, como em Carollove, a Flor da Paz. Outra boa dica (caso não queira ir em nenhum desses dois lugares) é visitar o Orquidário Municipal de Santos (São Paulo, Brasil). Lá tem orquídeas de montão, é so visitá-lo!



Quem gosta de conhecer O Pássaro da Felicidade (daí o título da música e do conto), vai conhecer as cidades de Moscou e São Petersburgo (Rússia) e conhecer os costumes de lá. Kiev (Ucrãnia) também é o lugar onde se pode visitar. Lembre-se de trazer algumas matrioshkas depois de visitar a Federação Russa!



Se você não tem condições de viajar ao exterior ou não pode ou quer agendar sua viagem inesquecível ao exterior, conheça Santos, onde você também pode visitar o Gonzaga e conhecer a Rua Mário Carpenter (Milagre na Rua Mário Carpenter), além de conhecer a Ponta da Praia, que lhe serviu de inspiração para o conto Nyah, a Sereia. É bom lembrar que Santos também é um lugar inspirador!

Se deseja viajar ao exterior ou a qualquer parte do Brasil pra conhecer lugares inspiradores como estas que te mostrei, consulte uma agência de viagens mais próxima de você. Prepare seu passaporte, faça suas malas e boa viagem!