sábado, 1 de março de 2014

Flashman: O super sentai das estrelas

 Um dos seriados de TV do Japão que faria muito sucesso no Brasil fazia sua estreia na telinha do país nipônico em um dia como este, no ano de 1986. Estamos falando do Choushinsei Flashman - lançado no Brasil como Comando Estelar Flashman. O seriado televisivo foi exibido até 21 de fevereiro de 1987 pela TV Asahi. Nas telinhas brasileiras, o Comando Estelar Flashman foi ao ar apenas dois anos depois, em 13 de março de 1989, pela Rede Manchete, onde ficou até 1992. A partir de então, foi exibido pela Rede Record (até 1995, com algumas repetições em 1996), depois CNT/Gazeta, em 1997, onde permaneceu até o final daquele ano. A partir de 2009 passou a ser exibida pela Ulbra TV de Porto Alegre e Rede Brasil de Televisão.  

A história do seriado é em torno dos cinco jovens que foram raptados em 1966 por caçadores espaciais, mas que acabaram regatados pelo povo do Planeta Flash. Durante 20 anos, os jovens viveram e treinaram no planeta e em suas luas. Eles retornaram à Terra para lutar contra os vilões do Império de Reconstrução Mutante Mess. Os heróis são Jin (Red Flash), Dai (Green Flash), Bun (Blue Flash), Sara (Yellow Flash) e Lou (Pink Flash). Para combater os seres do mal, os cinco guerreiros possuem vários aliados e poderosas armas, entre elas o Rolling Vulcan, uma bazuca dos Flashman, formada pela união das 5 vuls (Red Vul, Green Vul, Blue Vul, Yellow Vul, Pink Vul) que é capaz de destruir os monstros do malvado Grande Doutor Lee Keflen. 

QUEM SÃO

Jin/Red Flash: 23 anos. Nascido no dia 22 de novembro de 1963, é o líder do grupo. Foi criado no Planeta Flash, o qual reunia as características de todos os satélites do Planeta Flash em um só. Com um grande senso de justiça, mesmo nas horas mais críticas incentiva seus companheiros a nunca desistirem da missão. De seu planeta originou-se o poder da inteligência avançada o que lhe permitiu ser grande conhecedor de ciências e máquinas. Raptado aos 3 anos pelo caçador alienígena, Jin ganhou uma cicatriz nesse evento. Jin/Red Flash retornou junto com seus companheiros, os Red Sentais (e 25 anos depois), no filme Gaoranger VS Super Sentai em que 23 Red Sentais liderados por Red Falcon se apresentam com seus respectivos 24 role calls (um pra cada Red). Suas armas são a Espada Sagrada Prisma (Prism Seiken) e o canhão Red Vul. Seus ataques são o Fire Thunder (Trovão de Fogo) e Super Cutter (Super Cortador). 
Mecha: Tank Command (1º componente do Flash King)

Dai/Green Flash: 22 anos. Foi criado em Green Star, onde a gravidade era muito forte e a superfície rochosa. Possui o poder da super-força. Fez amigos com o boxeador Ryuu Wakakusa, que o treinou em suas habilidades de boxeador. Apesar de seu aspecto de durão, Dai é o mais sentimental dos Flashman. Também foi amigo e primeiro amor da adolescente Sumire Okama, que morreu vítima de um acidente de carro em 1978, mas que pode falar com Dai por telepatia. Em 2012, Dai entregou aos Gokaiger o poder supremo dos Flashman a Ahim de Famille/Gokai Pink, a qual utiliza o poder no episódio de Kaizoku Sentai Gokaiger, "O Maior Tesouro do Universo". Suas armas são o Prisma Kaiser, Knuckle Guards (socos ingleses que usou em poucos episódios, sem tradução para o português) e o canhão Green Vul. Seus ataques são o Rolling Knuckle (Soco Giratório) e Super Piston (Super Pistão).
Mecha: Jet Delta (2º componente do Flash King, dividido com Sara/Yellow Flash)

Bun/Blue Flash: 20 anos, é o mais jovem da equipe. Foi criado no desértico Blue Star, onde eram comuns tempestades magnéticas. Possui a habilidade de subir nas paredes e consegue dar pulos e saltos além da gravidade, além de ser muito ágil e poder sobreviver por 30 dias sem água. Sempre provocando humor (ele é sarcástico), costuma chamar o robô Mag de "gordinha". Anseia muito em conhecer seus pais. Suas armas são a Prisma Bola (Prism Ball), Star Darts (Dardos Estelares, que consiste de shurikens azuis) e o canhão Blue Vul. Seus ataques são Hurricane Volt (Furacão em Alta Voltagem) e Super Cyclone (Super Ciclone).
Mecha: Jet Seeker (3º componente do Flash King, dividido com Lou/Pink Flash)

Sara/Yellow Flash: 20 anos, foi criada no gélido Yellow Star, onde desenvolveu grande habilidade mental e aprendeu a controlar o ar e seus movimentos. Possui também a capacidade de prever as estratégias do inimigo. Durante as lutas, costuma lançar projéteis em forma de bola contra os inimigos (Shocking Beads). É a única na série que descobre quem são seus verdadeiros pais (nos últimos 2 episódios, foi confirmado que Sara é a filha verdadeira do Doutor Tokimura). Suas armas são os Prisma Bastões (Prism Batons), Bolas Explosivas (Shocking Beads) e o canhão Yellow Vul. Seus ataques são o Baton Spark (Bastão Energético), Snow Freeze (Neve Congelante), Mach Blizzard, Super Blizzard e Super Version (Super Versão).
Mecha: Jet Delta (2º componente do Flash King, dividido com Dai/Green Flash)

Lou/Pink Flash: 20 anos, foi criada em Pink Star (satélite de altíssima gravidade). Tem a habilidade de levitar, já que em Pink Star aprendeu a controlar a gravidade do próprio corpo. Foi mãe uma vez do monstro guerreiro The Pawablu. Suas armas são as Prisma Botas (Prism Boots), Corações Explosivos (Shocking Hearts) e o canhão Pink Vul. Seus ataques são o Chute a Jato (Jet Kick), Chute Explosivo (Bomber Kick), Super Passo (técnica que permite a ela andar sobre a água), Super Chute (Super Kick), Super Tap e Raio Antigravitacional.
Mecha: Jet Seeker (3º componente do Flash King, dividido com Bun/Blue Flash)

TEM MAIS…

O seriado fez tanto sucesso tanto lá quanto aqui que até gerou produtos com seu nome (como o Prisma Laser), álbum de figurinhas, gibis e trilha sonora da série (atualmente tem a trilha sonora em japonês, com 11 canções e uma infinidade de BGMs, composta por Kōhei Tanaka em Mp3, fácil de baixar, ouvir e curtir). Até hoje o seriado conquista o coração dos fãs e ao todo foram produzidos 50 episódios e 2 longas-metragens.

P.S.: Prisma Flash, galera! 








 



Nenhum comentário:

Postar um comentário