quarta-feira, 26 de março de 2014

Tatianna Raquel Podcast Episódio 17: "Como eu aprendi a saudação vulcana (e judaica!) com Leonard Nimoy

Olá, gente! Fala Tatianna Raquel e este é o meu podcast, aqui neste blog. Cada quinzena um assunto diferente pra você ficar bem informado no que rola por aí (acompanha também a versão em áudio, disponível em Mp3 para baixar e escutar no iPod Touch, no iPhone ou no Tablet. 
Bom divertimento! 

Hoje o ator Leonard Nimoy está completando 83 anos. (Ele, coitado, tem DPOC, mas vai ficar bem!) Pela primeira vez aqui no podcast deste blog, vamos falar da saudação vulcana que ensinei com o Len.

De acordo com o que Leonard diz em seu livro "Eu Sou Spock" (I Am Spock, 1995), a saudação vulcana de origem judaica foi ele que pegou emprestado de um símbolo oriundo de um judaísmo ortodoxo. Durante o culto da Páscoa judaica, os kohanim (sacerdotes) costumam abençoar os fieis. Eles ergem as mãos mostrando as palmas para a congregação, com os polegares esticados e os dedos médio e anelar separados de forma que cada mão forme fois Vs. Esse gesto simboliza a letra hebraica shin, de "Shaddai" ("Todo-Poderoso" em hebraico).

Segundo ele, quando ele era um garoto, ele e a família iam até a um shul ("sinagoga" em yiddish) todos os feriados e ele ouviu um canto entoado por seis kohanim, abençoando a congregação, dizendo em hebraico:

"Yevarechecha Adonai veyishmerecha,
Ya'er Adonai panav eleicha vichunecha,
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom."
("Que o Senhor abençoe e guarde vocês,
Que o Senhor sorria para vocês e presenteie vocês,
Que o Senhor olhe para vocês bem nos olhos e os faça prosperar." - Tradução da The Message-MSG)

Durante a oração, quando a Shekhina (Presença de Deus) surge em forma de luz para abençoar a congregação, ou os fiéis fecham os olhos ou cobrem sua cabeça com talit. Enquanto isso, Len viu, mas o pai dele disse: "Não olhe!" (Sorte dele que foi Len que descobriu aque gesto que lhe veio à cabeça!) 

Foi preciso 25 anos para que Leonard criasse a saudação vulcana, de descendência judaica, a partir do episódio de Jornada nas Estrelas: A Série Clássica, "Amok Time" (episódio da segunda temporada, que estreou na tevê em 1967). A partir daquela década de 60, milhões de trekkers mundo afora aderiram a saudação vulcana até hoje (e fui eu que adotei como um gesto sadrado de um jeito judaico). "Me dá um grande prazer desde que seja, afinal, uma bênção", disse Len.

Sr. Nimoy, não vou esquecer da saudação vulcana que o senhor ensinou!

P.S.: Feliz Níver pro senhor, Sr. Nimoy! LLAP! 





Baixar podcast em Mp3 pelo 4shared

Baixar podcast em Mp3 pelo Mediafire


Nenhum comentário:

Postar um comentário