quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Tatianna Raquel Podcast Episódio 27: "Por dentro da sakura, seu simbolismo e canções"

Olá, gente! Fala Tatianna Raquel e este é o meu podcast, aqui neste blog. Cada quinzena um assunto diferente pra você ficar bem informado no que rola por aí (acompanha também a versão em áudio, disponível em Mp3 para baixar e escutar no iPod Touch, no iPhone ou no Tablet. 
Bom divertimento! 

(Execução da música "Sakura, Sakura", cantado por Kiyoshi Hikawa - gravação ao vivo)

Esta é a tradicional música, "Sakura, Sakura", só que na voz de Kiyoshi Hikawa, a qual acabaram de ouvir. Arigatō gozaimashita, Kiyoshi-san!

Bem, no episódio do meu podcast de hoje, vamos falar da sakura e as músicas temáticas em relação a ela. A cerejeira, além de ser uma linda flor perfumada, também é o símbolo da boa educação e vida interior - a favorita também dos samurais. Aparece também em papeis sakura, kimonos, cliparts, etc. No artigo que eu publiquei neste blog naquela sexta-feira (15 de agosto), acabei tomando conhecimento sobre a sakura e descobri que as 2 músicas do mesmo nome (na voz de Kiyoshi) são diferentes, mas que abordam o mesmo tema. (Quem foi que disse que nem só de Kiyoshi Hikawa vive essa linda cerejeira? Ele tá nessa! Ô, Kiyomi-chan, a senhorita tá zuando com ele?) 

Branco e rosa predominam a sakura (e também nos mesmos citados acima. Na primeira vez que eu fui ao Bairro da Liberdade em São Paulo, quando eu fui à loja Kioto da Rua Galvão Bueno, comprei o papel origami importado do Japão e notei era estampado com desenho da sakura! E quando pesquisei o papel sakura no site de busca do Google, nem pensei duas vezes: acabei obtendo-na para kirigami ou coisa assim! Por isso que rosado também enfeita qualquer que seja aquilo que for coisa boa em relação á paleta de tons sakura (y otras cositas más…). 

MOMENTO LYRYA
Música, artes… tudo isso tem a sakura como temática!

Voltemos ao assunto: em 2011, houve uma sincronicidade entre músicas que falam da sakura, cantadas por dois artistas diferentes.


Vitas tinha chegado da turnê dos EUA e queria cantar O Jardim das Cerejeiras também em seu concerto na Rússia, e ele fez o mesmo que rolou nas várias vezes anteriores no show e assim se repetiu até hoje.


Do lado de Kiyoshi Hikawa, o Príncipe do Enka (na época com 34 anos), preocupado com o tsunami e a explosão da usina nuclear de Fukushima que abalou o Japão (o seu país de origem), também queria cantar uma música sobre a sakura, e foi no que ele fez: no especial de tevê, Kiyoshi cantou Sakura, Sakura com a orquestra de grande porte - 50 músicos aproximadamente! - em vez de ser acompanhado por um músico tocador de koto! (Logo atrás de Kiyoshi, tinha outros cantores de enka esperando a vez de cada um.) A performance dele foi um sucesso que, meses depois, Kiyoshi resolveu cantar outra música, só que diferenciada, composta por Rei Nakanishi e Masaaki Hirao e com o mesmo tema: a cerejeira. O resultado foi Sakura, o hit lançado em fevereiro de 2012, que se tornou um sucesso um atrás do outro e que também foi destaque do Kōhaku Uta Gassen (Kiyoshi representava a equipe branca) no fim daquele ano de 2012.

Kiyoshi Hikawa até foi destaque…

… do 63º Kōhaku Uta Gassen em 2012…

… com a música "Sakura": representando a equipe branca!


Você escuta três ou quantas músicas sobre a sakura e aí você faz um contraste da música com a outra. São tantas músicas pra ver no YouTube e pra baixar em Mp3 no iTunes ou no Google Play ou qualquer que seja o site pra baixar música…


Dois momentos da merlana Sakura: até o nome dela tem base na cerejeira! 

Lady Diana, responsável por administrar o Tokyo Space, assistiu, em 1988, um dos episódios do nono super sentai Dengeki Sentai Changeman "A Garota que Tinha Asas!", com Shō Hayate (Kazuoki) vendo aquela garota alada abrindo as flores (sem dúvida, um anjo de Merle): era uma merlana chamada Sakura (Sachiko Shigeno). E não é que esse nome veio à cabeça de muita gente; "Sakura" é mencionada e está lá! (Me parece sonoro, não?)



Bem, seja no jardim, seja no simbolismo, seja nas canções, a sakura vai sempre enfeitar nosso cotidiano e florescer o amor. 

Pra terminar este episódio do podcast, vamos de música: "Sakura" - de Rei Nakanishi e Masaaki Hirao - na voz de Kiyoshi Hikawa.

(Execução da música "Sakura", na voz de Kiyoshi Hikawa)


Baixar podcast em Mp3 pelo 4shared


Baixar podcast em Mp3 pelo Mediafire