segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Kiyoshi Hikawa - A Barcarola do Litoral de Genkai (Galeria de fotos) + extras!

Devido ao sucesso das postagens lindas no meu blog sobre a música Abayo, a gente postou também aqui 10 fotos (mais lindas ainda) dos fotoframes ("screenshots") do clipe musical de Kiyoshi Hikawa, "Genkai Funauta" (que significa "A Barcarola do Litoral de Genkai"), pra você curtir e apaixonar. Abaixo estão as outras quatro (também muito lindas), das quais vou contar mais adiante. A maioria dos screenshots são do clipe de Kiyoshi Hikawa, "Genkai Funauta", e eu as postei, em primeira mão, pra combinar e contrastá-los com o clipe anterior, "Abayo", e outras coisas ligadas e relacionadas ao mar - especialmente pra vocês. Ei-las aí!

A barcarola do litoral de Genkai (baseado em "Sea Fever") 

Um lindo olhar oriental e sedutor… 

 a contrastar com o balanço das ondas do mar…

… tão azul, onde a brisa sopra…

… e onde as ondas batem nos rochedos costeiros.

Nosso marujo, ao ouvir o canto da sereia, olha pra trás (ele está via que molhado pelas águas do mar)…

… enquanto a ressaca brava marinha espuma no ar.

Ele se refresca nas águas do mar…

… aproveitando a beleza natural e o balanço das ondas…

… e ele, com seu olhar sedutor, não desiste fácil: vai em frente, aproveitando a brisa do mar.

Até o olhar sedutor do nosso marujo também está dizendo: Osshoi! 


Antes de mais nada…

De várias fotos (screenshots) que extraí dos frames do clipe "Genkai Funauta" (o formato de tela é 1080i - Widescreen 16x9 - porque justamente o cameraman usou essa câmera filmadora digital HD que lembra uma câmera filmadora cinematográfica para filmar o clipe), selecionei mais de uma dúzia, das quais 10 eu mesma selecionei. Dei uma melhorada em mais de uma dúzia de screenshots, usando aplicativos diferentes para photoshop - Photoscape, Photowonder, InstaEffect, Pink 360 - para esta ocasião. E tive que usar filtros para uso do photoshop, como Summer, Dreamy, entre outros filtros pra dar uma realçada. 

Esse é o olhar sedutor de Kiyoshi Hikawa, filmado para a sequência "marujo no mar" no decorrer do clipe "Genkai Funauta". Coloquei o filtro Dreamy nesta foto (com Pink 360 ou Photowonder) para ela parecer meio que fotossedutora (primeira das 10 fotos mais em cima).

Ainda na sequência "marujo no mar", Kiyoshi vira a cabeça para trás, como se estivesse olhando para o mar agitado. O diretor do clipe sugeriu que ele molhasse muito o cabelo curto dele e também jogasse água nele, como se o mar o molhasse em momentos em que as ondas do mar chocasse com ele (ver também a foto 3) e ele fosse banhado pelo mar. No clipe da música, a sequência foi filmada no set de filmagem, mas neste screenshot, tive que substituir o set pelo cenário do mar usando o cenário do mar azul no background (usando o InstaEffect) - e também acrescentei o efeito Dreamy (conforme visto na quinta das 10 fotos mais em cima) (usando ou Pink 360 ou Photowonder) - para a cena parecer tanto realçada quanto fotorealista. 

O mesmo Kiyoshi, dessa vez jogando seu cabelo molhado (e sendo ele mesmo molhado também) - de baixo a alto, num ângulo diferente: primeiro ele olha pra baixo, depois olha pra cima. Na mesma sequência acima (pouco antes da transição da próxima cena da praia, entre uma sequência e outra), essa cena lembra um marujo se refrescando nas águas do mar, como se, conforme descrevo, "esbanja tal sensualidade marinha, litorânea e náutica ao mesmo tempo". A sequência (só videoclipe) foi filmada no mesmo lugar, como antes: mesmo set de filmagem, mesmo background original. Mas neste 3º screenshot acima, tive que substituir o background original por outro diferenciado (o mar azul) no mesmo background com o InstaEffect e completar o photoshop com o filtro Dreamy com o Pink 360 ou Photowonder para a cena (sétima das 10 fotos mais em cima) parecer ainda mais realçada e fotorealista, assim criando um clima mais litorâneo. 

E o que você está vendo é o olhar inclinado porém sedutor de Kiyoshi, na última parte da sequência "marujo no mar" antes da transição para a última cena da praia. Para que o olhar dele fosse mais litorâneo, como no dia de verão (por exemplo, um olhar sedutor tipo "olhar de tritão" - "tritão" é a forma masculina de "sereia", só que diferenciada! - em pleno verão), repeti o feito: acrescentei o filtro Dreamy nesta foto (com o mesmo Pink 360 ou Photowonder) para ela parecer meio que fotossedutora e nítida (décima e última das 10 fotos mais em cima).


Tem mais…

Genkai Funauta (
玄海船歌 "A Barcarola do Litoral de Genkai") - que também é a sequência e continuidade da canção Abayo, do ano anterior, 2007 -  foi lançado (tanto o single quanto o clipe da canção) em 13 de fevereiro de 2008 no Japão. É uma canção que fala também de um marujo que navega pelo mar em pleno litoral do Japão, e não somente das belezas do mar. 

Há duas versões da mesma Genkai Funauta: a versão original de cerca de 5 minutos (versão do single) e a versão do bom prendedor (大漁バージョン Tairyō version), que começa com a batida do taikō e flauta de bambu, que acompanha o canto de Kiyoshi e o som das ondas do mar bem antes de começar a parte original remixada - e que dura não menos que 6 minutos (cerca de 1 minuto a mais que a versão original). É tido pelo próprio Kiyoshi como sua música enka náutica favorita que lembra o litoral de Fukuoka, sua terra natal, visto sendo a mais bem sucedida canção que marcou o ano de 2008 na parada Oricon do Japão. 

A letra é inesquecível: "Se eu for um homem, ah, se ao menos eu for um homem, eu quero sentir que você quer fazer e fazê-lo assim contigo." (
男なら 男なら やるだけやるたい 気ばるたい  Otoko nara otoko nara yarudake yarutai ki barutai). Essa letra se refere a duas coisas: o poema Paixão Pelo Mar (Sea Fever) - escrito por John Masefield em 1902 (na qual a canção é baseada) - e o romance náutico entre o marujo e sua amada. Ambos transmitem o mesmo lance, mas de modos diferentes. 

A música também é a primeira faixa do CD e digital Enka Meikyoku Collection 8: Genkai Funauta, lançado em 2008 (bem como a versão "tairyō" da mesma, só que a faixa 6 do seguinte CD e digital Enka Meikyoku Collection 9: Aishu no Mizuumi do mesmo ano). Os volumes 8 e 9 da coleção Enka Meikyoku Collection do cantor Kiyoshi Hikawa estão disponíveis na Amazon japonesa ( amazon.co.jp ) ou no site da Nippon Columbia: http://columbia.jp/hikawa/