segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Enterprise à beira da eternidade

Era 27 de abril de 2012. Recebi do site – e da página do Facebook – Trek Brasilis o que estaria para ser uma notícia – e um fato – que iria entrar para a história: o último voo do ônibus espacial Enterprise sobre Nova York. Tudo através de fotos, vídeos postados no You Tube e notícias em sites de notícias no mundo todo (e eu vi tudo isso em tempo real antes dos jornais e noticiários de TV). Aquilo me impressionou muito (e também os trekkers).


Antes de mais nada, vamos dar um pulo no passado e redescobrir como tudo começou:

Em 17 de setembro de 1976 – dez anos e nove dias após a estreia do seriado Jornada nas Estrelas (Star Trek) na tevê americana e mundial – Gene Roddenberry (o criador da série) e quase todo o elenco do seriado (incluindo Leonard Nimoy, DeForest Kelley, George Takei e o restante deles) foram ver a Enterprise de verdade na primeira vez que o ônibus espacial saiu das instalações e foi levado à pista de decolagem, em Palm Beach, Califórnia, EUA. Foi depois que os trekkers convenceram a NASA a batizar o primeiro ônibus espacial com o nome de Enterprise (em homenagem a nave espacial USS Enterprise NCC-1701 criada por Walter Matthew Jeffries especialmente para o seriado e filmes da franquia Star Trek).

Todos comemoravam ao som de Tema de “Jornada nas Estrelas” (Theme from “Star Trek”), composta para a tevê por Alexander Courage. E a partir daí, ninguém esqueceu do dia em que a Enterprise de verdade decolou pela primeira vez.

Se vocês derem uma olhada nas fotos seguintes (clicadas em dois tempos) e notarem o que rolou com a Enterprise real (antes e depois), vão chegar à mesma conclusão interessante: o mesmo ônibus espacial que aterrisou no Aeroporto JFK já é exposto no museu, com previsão para ser aberto para visitação no dia do meu aniversário, 19 de julho, devido ao sucesso das reprises da série "Jornada nas Estrelas" na sindicação (syndication) e nos canais de TV a cabo!


Trinta e seis anos depois desse maravilhoso voo inaugural e comemorativo, era hora de pousar. Em 27 de abril de 2012 (sim, você leu direito!), o último voo daquele protótipo, daquele ônibus espacial Enterprise, foi sobre Nova York, em plena manhã da mesma data. Um monte de gente foi ver de perto a Enterprise sobrevoando a cidade: filmando com as câmeras de vídeo Full HD, tirando fotos...

Os fãs da série Jornada nas Estrelas também estavam presentes. Redes de TV em alta definição como a CNN também transmitiram o mesmo fato e não demorou muito para que as imagens fossem postadas no You Tube e nas redes sociais junto com as fotos – tudo no mesmo dia! Ah, e deu nos sites do mundo todo também.

O destino final foi o Aeroporto JFK (onde aterrisou), o Museu Marítimo e a Aeroespacial Intrepid. Centenas de turistas acompanharam a chegada da aeronave às margens do Rio Hudson.

Leonard Nimoy também esteve lá durante o discurso! E ele lhes desejou “vida longa e próspera” (e também pra nós). Agora o ônibus espacial Enterprise está exposto no museu de Nova York, na pista de pouso e decolagem do porta-aviões e será aberto para visitação em 19 de julho.


Mesmo assim, o ônibus espacial Enterprise será eternamente lembrado por nós, pelos trekkers e pelas futuras gerações que desfrutarão desse protótipo e quem sabe – com a Enterprise – audaciosamente irão aonde nenhum homem... aonde ninguém... jamais esteve.



Salvador Nogueira, Susana Alexandria, Michael e Denise Okuda, Leonard Nimoy, fico feliz por vocês. Boa sorte!

Tatianna Raquel



Fonte: TrekWeb.com (em inglês)


Veja a galeria de fotos do Picasa e Google+:
https://plus.google.com/photos/117448122031914260109/albums/5763287184849484337?authkey=CJfm__304sXBRA



Leonard Nimoy durante o discurso em Nova York depois do último voo da Enterprise (veja no You Tube em alta definição; cortesia da CNN)