sábado, 16 de março de 2013

O Tesouro Pascal


 

No monte Har HaZeitim (a leste de Jerusalém, Israel), havia quatro pessoas: Uri Ben-Eliyahu, Hagit Chernik, Meir Ephraim Shapiro e Yehoshua Ben-Levi Weisserman. (Os quatro vivem na mesma kibbutz.) Bem, aconteceu no dia 25 de março de 2013 (no calendário judaico, 15 de nisã de 5773), quando eles fizeram os preparativos para a Páscoa, que durava até o por-do-sol do dia 1º de abril (21 de nisã). Hagit pensava numa ideia: por que não tornar a primeira mensch ("pessoa" em yiddish) a criar um amuleto pascal em forma de shin?

Então Hagit pediu ajuda a Uri, Meir e Yehoshua para fazer um amuleto pascal, com três pedras preciosas (cornalina, ágata e diamante), cada um encaixado na ponta da haste. Hagit fez um amuleto dourado e levou três dias pra colocar as pedras preciosas e ficar pronto. Quatro dias depois, Hagit e seus amigos nem imaginavam o que estava pra acontecer: o amuleto iluminou milagrosamente! Por isso foi batizado de Tesouro Pascal, que simboliza a vida, o renascimento e a longevidade. E foi assim que a Páscoa ganhou mais um tesouro. Depois da festa, os quatro voltaram para sua kibbutz contar pra todos a respeito de algo bom e extraordinário: um tesouro cheio de vida!
 





Baixar audiolivro em Mp3 pelo 4shared


Baixar audiolivro em Mp3 pelo Mediafire



Trívia:

 

O Tesouro Pascal é o mais recente conto da minha autoria, cujo rascunho foi escrito de 14 a 15 de março de 2013 (foi recém-publicado neste dia 16, aproximadamente oito dias antes do domingo de Páscoa).

 

Este conto introduz o Tesouro Pascal, amuleto em forma de shin (letra hebraica) com três pedras preciosas em cada haste: cornalina, ágata e diamante. É o símbolo da vida, renascimento e longevidade.

 

A personagem Hagit Chernik é introduzida neste conto. Os outros são Uri Ben-Eliyahu, Meir Ephraim Shapiro e Yehoshua Ben-Levi Weisserman. Todos eles são sabras (judeus nascidos em Israel).

Har HaZeitim (a leste de Jerusalém, Israel), serviu de cenário para este enredo.

 

Segundo conto temático dos Contos e Temas-Livres desde o conto natalino Karen e Mindi: Uma História de Natal: dessa vez neste caso, a temática é a Páscoa. (O conto O Tesouro Pascal foi escrito especialmente para celebrar a Páscoa.) 

Um comentário: