domingo, 5 de outubro de 2014

Tatianna Raquel Podcast Episódio 30: "30 anos de Mar Azul e muita música"

Olá, gente! Fala Tatianna Raquel e este é o meu podcast, aqui neste blog. Cada quinzena um assunto diferente pra você ficar bem informado no que rola por aí (acompanha também a versão em áudio, disponível em Mp3 para baixar e escutar no iPod Touch, no iPhone ou no Tablet. 
Bom divertimento! 

30 anos se passaram desde que Mar azul, espuma branca… ("V sinyem morye, v belom penye…", 1984) estreou na tevê ex-soviética, o que começou a conquistar um monte de gente. Que menina não canta "Ostavaysya, Mal'chik, s Nami!" (Fique, garoto, com a gente!), a que a Filha do Rei do Mar (dublada e cantada por Anait Kanachyan no curta de animação) canta pra esse garoto de quem vai ser o rei dela? Até hoje a música (tema da Filha do Rei do Mar) continua conquistando não só meninas e garotas de todas as idades que querem ser (como) a Filha do Rei do Mar, mas também o público em geral não só na Armênia, mas também na Rússia e CEI - e que, 30 anos depois, ganhou sua versão lusófona: Príncipe, fique comigo!, que está bombando no YouTube até agora.

Olha o lance!

O garoto e seu avô (um pescador da terceira idade) pegam a garrafa numa rede de pesca e quando abrem, descobrem-se que eles tinham lançado o Rei do Mar. Baseado no conto de H. Tumanyan, o cartoon é cheio de alusões às realidades modernas. É desse curta de animação (de aproximadamente 8 minutos de duração) que vem essa música, "Ostavaysya, Mal'chik, s Nami!" (que também é conhecida no Brasil como "Príncipe, Fique Comigo!"). Como omitir isso? Olha quem fez ela toda! 


ROBERT AMIRHANYAN (16 de novembro de 1939; Yerevan, antiga Armênia Soviética, URSS - hoje Armênia) é um compositor e cantautor e um excelente professor do Conservatório Estadual de Yerevan. Já compôs uma quantidade de canções (de 1968 até hoje), tanto em armênio quanto em russo. Entre os mais conhecidos estão as canções "Levante-se!" e - com o diretor Robert Saakyants - "Fique, garoto, com a gente!". 


ROBERT SAAKYANTS (30 de agosto de 1950, Baku, antiga Armênia Soviética, URSS, hoje Armênia - 24 de setembro de 2009, Yerevan, Armênia) foi um dos cineastas mais consagrados da ex-URSS e da Armênia. Dirigiu muitos filmes e cartoons, como o bem sucedido Mar azul, espuma branca, de 1984. Como letrista, ele fez (com Robert Amirhanyan) a canção melhor-conhecida especialmente para a trilha sonora, "Fique, garoto, com a gente!". O Sr. Saakyants faleceu em 24 de setembro de 2009 (em 2007 ele e o Sr. Amirhanyan tinham visto o grupo Korolyova e Vitas cantarem a música da autoria deles - a última vez que o Sr. Saakyants os viu foi no mesmo ano de 2007, dois anos antes), mas a letra da canção que a Filha do Rei do Mar canta continua eterna, assim como Mar azul, espuma branca, que ele mesmo dirigiu.


MOMENTO LYRYA
"Quando eu tinha seis anos, eu e minha família fomos á Armênia assistir a estreia do cartoon "Mar Azul, Espuma Branca…" que o Sr. Saakyants dirigiu. (Era 1984 quando o cartoon estreou.) E durante a primeira exibição, a música "Fique, garoto, com a gente!" me chamou a atenção. Não foi preciso muito tempo e logo voltamos pra Rússia e comecei a cantar a mesma canção em festas de escola, peça de teatro, reunião de família, reunião de amigos, aniversários, casamentos - ao longo dos trinta anos que se seguiram - a minha mais recente apresentação foi no reality show da Channel One russa em março de 2014!" 

O que ninguém sabia era que, 30 anos depois, eu faria uma versão em português daquela música, mas com letra diferenciada. 

A música "Príncipe, Fique Comigo!", versão de "Ostavaysya, Mal'chik, s Nami!", fala de uma temática diferente: o romance náutico entre a garota e sua bela cara-metade: o príncipe. Contrário aos navios afundados e baús de ouro mencionados na versão original, esta fala de como eles se conhecem em alto mar e ele é convidado por ela a passear pelo mar (conforme diz a letra). No que diz respeito a essa canção, a versão lusófona é minha, o enredo é baseado em Abayo de Kiyoshi Hikawa e Dive de Sarah Brightman e há elementos tanto náuticos quanto fabulosos. 

Pôster do curta de animação "Mar azul, espuma branca…" (1984) 

Pôster do DVD e Blu-Ray do mesmo curta de animação citado acima.


Se já viveu a infância há 30 anos e assistiu "Mar Azul, Espuma Branca…" - e gosta de cantar a música-tema da Filha do Mar, "Fique, Garoto, Com a Gente!", ou você revê em DVD (e posteriormente em Blu-Ray esse mesmo curta de animação citado acima ou reveja-o no YouTube. Se deseja cantar "Fique, garoto, com a gente!" (ou "Príncipe, Fique Comigo!", se for a versão lusófona brasileira da mesma citada acima) ou voltar a cantá-la para relembrar a infância, baixe a música no seu computador, smartphone, Mp3 Player, iPod ou Tablet, escute, cante junto e faça a festa! 

A Filha do Rei do Mar agradece (e eu também)! 

P.S.: Fiz uma fotocolagem comemorativa dos 30 anos do curta de animação, "Mar azul, espuma branca…" ("V sinyem morye, v belom penye…", 1984) - onde as "anfitriãs" são a mim (representando o Brasil, onde a canção "Príncipe, Fique Comigo!", versão da música "Fique, garoto, com a gente!", está bombando na net até hoje) e a Filha do Rei do Mar (representando a Armênia, onde "Fique, garoto, com a gente!" continua fazendo sucesso até hoje tanto na Armênia como na Rússia e CEI - para aproveitar o sucesso da canção "Príncipe, fique comigo!", que continua fazendo um maior sucesso.
P.P.S.: "Ayb, ben, gim!" (Conforme diz o Rei do Mar.) 


Baixar podcast em Mp3 pelo 4shared

Baixar podcast em Mp3 pelo Mediafire

Baixar todos os episódios da primeira temporada do podcast em Mp3 pelo MEGA