sexta-feira, 3 de agosto de 2012

"Nessun Dorma" (da ópera "Turandot")






Nessun Dorma ("Ninguém durma", em italiano) é uma famosa ária do último ato da ópera Turandot criada em 1926 por Giacomo Pucinni. A ária refere a proclamação da princesa Turandot, determinando que ninguém deve dormir: todos passarão a noite tentando descobrir o nome do príncipe desconhecido, Caláf, que aceitou o desafio. Caláf canta, certo de que o esforço deles será em vão. Se ele falhar, ele será decapitado.

"Nessun Dorma" não somente foi gravado por Luciano Pavarotti (falecido em 2007), mas também por vários artistas como Andrea Boccelli, Deanna Durbin, Russell Watson, Sarah Brightman, Vitas (que criou o programa Noite Agitada a partir do trecho da ária de ópera), entre outros. A versão mais conhecida por aqui é a de soprano, cantadas pelas divas líricas como Sarah Brightman (minha "musa inspiradora" que inspirou minha voz lírica), Andrea Ryder, Katherine Jenkins, Jodi Keogan, Lucrecia Gil Tapia, Lani Misalucha, Izumi Masuda, Liriel Domiciano e, claro, eu, a divina diva da música pop "semi-lírica"! Espero que gostem da minha versão "feminina" dessa ária de ópera!





Música e texto: Giacomo Puccini
Da ópera "Turandot" (1924/1926)

Letra traduzida:

O príncipe desconhecido (Calàf):
Não deixe ninguém dormir!
Que ninguém durma!
Nem você, ó Princesa,
Em seu quarto frio, olhe as estrelas
Tremendo de amor e de esperança.

Mas meu segredo permanece guardado dentro de mim,
O meu nome ninguém saberá.
Não, não, sobre tua boca o direi
Quando a luz brilhar!

E o meu beijo quebrará
O silêncio que te faz minha.

Coro feminino:
Ninguém saberá o nome dele
E nós teremos, oh!, que morrer, morrer!

O príncipe desconhecido (Calàf):
Parta, oh noite!
Esvaneçam, estrelas!
Ao amanhecer eu vou vencer!
Eu vou vencer! Eu vou vencer!





Baixar Mp3 pelo 4shared


Baixar Mp3 pelo Mediafire

Nenhum comentário:

Postar um comentário